ENTERTAINMENT

Rainha Elizabeth II discursou em Brasília há 54 anos. Ouça áudio

Rainha Elizabeth II discursou em Brasília há 54 anos. Ouça áudio #Rainha #Elizabeth #discursou #Brasília #há #anos #Ouça #áudio Welcome to Viasildes, here is the new story we have for you today:

You Can Click Here To View Restricted Videos/Images in this Article

Durante sua primeira e única passagem por Brasília, em novembro de 1968, a rainha da Inglaterra Elizabeth II discursou em uma sessão conjunta no Congresso Nacional. Com visitas marcantes por países dos quatro cantos do mundo, a monarca morreu, aos 96 anos, nessa quinta-feira (8/9), no Palácio de Balmoral, na Escócia.

Na capital federal, durante pronunciamento no plenário, Elizabeth exaltou conceitos como liberdade, patriotismo e tolerância, e afirmou que a relação entre Brasil e Reino Unido poderia crescer no futuro em benefício dos dois povos, da estabilidade e da paz no mundo.

Ouça o discurso completo: 

Na entrada do parlamento brasileiro, a soberana inglesa foi recebida pelos então vice-presidente da República e presidente do Congresso Nacional, Pedro Aleixo, e pelo senador Gilberto Marinho, presidente do Senado.

Fotos. Relembre a visita da rainha Elizabeth II a Brasília, em 1968

Também estiveram presentes na ocasião o deputado à época José Bonifácio, então presidente da Câmara, e o deputado Raimundo Padilha, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Durante o discurso, realizado em 5 de novembro daquele ano, a rainha disse estar comovida com a cortesia e generosidade demonstrada pelo povo brasileiro em todas as partes do país em que esteve.

A rainha agradeceu ainda pelo convite dos parlamentares e elogiou o prédio “magnífico” do Congresso Nacional.

“Um dos fatos que mais me impressionou em respeito ao Brasil é o patriotismo e a unidade do povo brasileiro. Nisto, tendes uma profunda fonte de força. Além disso, o Brasil conseguiu – e nisto deu um exemplo ao mundo – demonstrar que povos de numerosas raças podem viver e trabalhar juntos na persecução de objetivos comuns”, declarou a monarca em inglês.

Elizabeth II afirmou também que o crescimento de Brasília acompanhava a velocidade de desenvolvimento do país.

Rainha Elizabeth visita Brasília 2

Chegada a BrasíliaArquivo Público do Distrito Federa

Rainha Elizabeth em Brasília_2

Elizabeth com a primeira-dama da cidade, Maria Helena GomideAcervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Elizabeth com a primeira-dama da cidade, Maria Helena GomideRainha Elizabeth em Brasília_7

Elizabeth com a primeira-dama da cidade, Maria Helena GomideAcervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Rainha Elizabeth em Brasília_6Rainha Elizabeth em Brasília_6

Visita de Elizabeth II a BrasíliaAcervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Publicidade do parceiro Metrópoles 2Visita de Elizabeth II a BrasíliaRainha Elizabeth em Brasília_5

Visita de Elizabeth II a BrasíliaAcervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Rainha Elizabeth visita Brasília 5

Jantar no Palácio Itamaraty em homenagem à rainhaArquivo Público do Distrito Federa

Publicidade do parceiro Metrópoles 3Página de jornal anuncia a exposição das joias da Coroa Imperial Britânica no Centro Automobilístico de Brasília (Posto do Valença)Rainha Elizabeth em Brasília_3

Página de jornal anuncia a exposição das joias da Coroa Imperial Britânica no Centro Automobilístico de Brasília (Posto do Valença)Acervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Visita de Elizabeth II a BrasíliaRainha Elizabeth em Brasília_1

Visita de Elizabeth II a BrasíliaAcervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Publicidade do parceiro Metrópoles 4Rainha Elizabeth em Brasília_4Rainha Elizabeth em Brasília_4

Elizabeth e Philip cumprimentam o prefeito Wadjô da Costa Gomide e a primeira-dama Maria Helena GomideAcervo Pessoal/Maria Helena Gomide, Coleção Brasília/Acervo Izolete e Domício Pereira e Arquivo Público

Rainha Elizabeth visita Brasília 3

A Rainha Elizabeth II durante visita à Torre de TVArquivo Público do Distrito Federa

Publicidade do parceiro Metrópoles 5Hotel Nacional

Hotel Nacional, em BrasíliaIgo Estrela/Metrópoles

Rainha Elizabeth visita Brasília 4

Visita da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968, foi registrada em placaIgo Estrela/Metrópoles

0

“O mais difícil de todos os problemas mundiais é descobrir como as nações podem viver em harmonia. O Brasil, com suas tradições liberais, sua tolerância e profunda humanidade de seu povo, pode certamente dar uma notável contribuição particular”, mencionou a soberana.

Por fim, a monarca ressaltou acreditar em uma ampla oportunidade para estreita colaboração entre a Grã-Bretanha e o Brasil. “Confio em que esta amizade crescerá e florescerá no futuro para grande proveito de nossos dois povos e para o fortalecimento da paz e estabilidade no mundo”, afirmou.

Leia o discurso da rainha na íntegra: 

Rainha Elizabeth II_051168 (2) by Thalita Vasconcelos on Scribd

Visita da realeza britânica a Brasília

Construída entre 1956 e 1960, Brasília encantou a monarca à primeira vista por apresentar um cenário fresco e moderno. Elizabeth desfilou pela capital federal, concretizada por Juscelino Kubitschek, oito anos depois de a cidade ser oficialmente inaugurada.

O avião da Royal Air Force aterrissou na Base Aérea de Brasília em 5 de novembro de 1968. À época, a matriarca da dinastia Windsor tinha 42 anos de idade.

Na capital, Elizabeth e Philip se hospedaram no Hotel Nacional, que abrigava os visitantes importantes na época. Também fazem parte da extensa lista de hóspedes os ilustres ex-presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter e Ronald Reagan; o ex-presidente francês Charles De Gaulle; e a ex-primeira-ministra da Índia Indira Gandhi.

A rainha Elizabeth e o príncipe Philip visitaram o Brasil a convite do presidente Costa e Silva. Em Brasília, eles foram recepcionados pelo último prefeito do Distrito Federal, o engenheiro Wadjô da Costa Gomide.

Assista ao vídeo da visita:

Elizabeth e o duque de Edimburgo também fizeram um tour pela cidade. Foram ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto. O casal ainda visitou uma escola na 308 Sul e esteve na Torre de TV, icônico monumento da capital federal.

Morte de Elizabeth II

A rainha Elizabeth II morreu nessa quinta-feira (8/9), aos 96 anos. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham.

“A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.

O príncipe Charles assumiu automaticamente o trono do Reino Unido e soltou uma nota lamentando a notícias. “Nós estamos em luto profundo com a passagem na nossa querida soberana e mãe muito amada”, escreveu.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Click Here To Continue Reading from Source

Daniel Joseph

Daniel with 10+ years of experience in Writing, Content Marketing. I write posts mostly about celebrity and other entertainment related stuffs. I love sharing my knowledge with the community. Here, I bring you the latest happening around the Globe. Your support would mean a lot to me!

Related Articles

Back to top button